Muro Literário do Alberico2021-01-14T15:33:12+00:00

CONHEÇA O

Muro Literário do Alberico

“A minha viagem pelo universo literário começou em 1971 quando li a Odisseia de Homero e, logo em seguida, li Prometeu acorrentado de Ésquilo.

Desde então, nunca mais parei de ler grandes autores e obras consagradas da literatura universal.

De 1995 a 1998, durante a edificação do meu Espaço Cultural, ocorreu-me a ideia de construir, entre a minha e a casa vizinha, um muro literário para nele homenagear as “mentes raras” da Literatura. Assim o fiz.

Além de homenagear os autores, criei o Muro Literário do Alberico com o objetivo de incentivar a leitura aos frequentadores da casa.

Esse projeto me tomou seis longos anos de trabalho na escolha de escritores com suas respectivas obras importantes, na seleção de fotos de uso público representativas e na minha redação de um resumo biográfico e bibliográfico de cada autor da minha preferência para a composição do citado muro.

Não obstante o critério de escolha dos autores ser baseado no meu vasto conhecimento literário, calo-me diante das críticas que porventura venham surgir em relação à essa iniciativa e a minha preferência por “esse ou aquele” escritor. Em se tratando desse assunto, a minha justificativa será:

— O projeto ora finalizado não é definitivo. Ele poderá ser alterado e/ou ampliado conforme os votos dos visitantes. Portanto, se você não encontrar no painel a foto do seu escritor preferido, vote, e eu estudarei a possibilidade de inseri-lo no mural.

Partindo de Homero, segui a ordem cronológica até chegar aos meus contemporâneos. Omiti nomes de escritores importantes com o propósito de criar polêmica e incentivar a participação das pessoas nesse projeto literário.” — Alberico Rodrigues

O MURO LITERÁRIO DO ALBERICO foi aberto à visitação pública no dia 25 de março de 2004.
Local: Praça Benedito Calixto, 159 – Pinheiros, cidade de São Paulo.

(Venha visitar o Espaço Cultural Alberico Rodrigues, ver o Muro Literário e aproveite para saber mais sobre o ideal cultural desse professor).

(Entrada franca)

SAIBA MAIS, ASSISTA AO

Vídeo do Muro Literário